TERMOS E CONDIÇÕES DE LOJAS
ABRIR UMA LOJA/BOUTIQUE
Venda ao lado das marcas e lojas independentes mais sensacionais do mundo, todas com curadoria da THE SPOT MARKET Marketplace.
• Venda para uma extensa audiência global de vinte e poucos amantes da moda;
• Um gerente de conta pessoal dedicado a guiar a boutique para o sucesso;
• Uma montra dinâmica/editável e um blog para ligar a loja à marca;
• Cobertura editorial no site, redes sociais, boletins informativos e plataformas xxx;
• Lojas vintage devem sempre possuir, no mínimo, 20 estilos do momento
• As boutiques indie e multimarcas devem sempre possuir, no mínimo, 15 estilos do momento
• Antes de se abrir uma loja, as imagens dos produtos devem estar dentro do padrão. Para mais detalhes, leia o nosso guia de fotografia e inspire-se no nosso Tumblr de fotografias;
• Será necessário criar uma conta de Marketplace para solicitar uma loja. Para obter a sua conta envie email com essa intenção para geral@thespotmarket.pt;
• Caso queira mais informações antes de fazer o registo/criar conta, veja as perguntas frequentes ou envie email para geral@thespotmarket.pt
LOJAS
Como começar a criar uma loja no marketplace?
Em primeiro lugar, para ser um vendedor de loja no THE SPOT MARKET Marketplace, é necessário fazer uma inscrição. São pedidas aplicações para garantir que as lojas seguem um certo padrão. As xxx lojas Marketplace serão compostas por talentos emergentes de design, rótulos e lojas independentes inovadores e pelas melhores seleções vintage. Apenas uma pequena percentagem dos que se candidatam a ser vendedores de loja é bem sucedida, contudo, por favor, não se desanime se não for escolhido. Se efetivamente tiver potencial, a equipa de suporte ao vendedor irá dar conselhos sobre como se lançar no Marketplace.
Para abrir uma loja, deve primeiro solicitar uma conta enviando a sua intençao para geral@thespotmarket.pt. Após a análise da inscrição, dentro de três úteis, é enviada uma resposta a indicar como proceder. É possível que sejam solicitadas mais fotografias e informações, de forma a garantir que a é adequada para o Marketplace e a experiência de venda seja bem-sucedida. Por norma, todos os contactos recebem respostas, contudo, devido ao elevado volume de contactos, não é possível da feedback específico aos contactos que não são bem-sucedidos.
Tipos de Lojas/Contrato
Modelo A – Online Shop@TSM – Para quem quiser ter loja/vender através do marketplace (tendo para isso que ter ou criar uma conta stripe associada para permitir pagamentos através de cartões bancários VISA, Mastercard, Discovery e AMEX https://stripe.com/)
Uma renda mensal de 50€ (+IVA) + 10% de comissão sobre a venda de cada produto.
A venda e a faturação é feita diretamente entre a marca e o comprador.
Os pagamentos das vendas efetuadas são feitos diretamente às marcas descontadas da comissão acordada. Os custos relacionados com a conta stripe são por transação e resumem-se a 0,25€ + 1,40% sobre produto vendido. O dinheiro será depositado na conta da marca no prazo de 3 a 4 dias uteis. O pagamento da comissão da conta stripe fica por conta da loja/marca.
Modelo B – Follow MyShop. Para quem quiser apenas usufruir do marketplace como montra de produtos com os produtos direcionados/linkados para as suas lojas online.
Renda mensal fixa de 85€ (+IVA) e sem percentagem nas vendas.
Tenho um contrato com THE SPOT MARKET marketplace?
Não é feito nenhum contrato formal com o Marketplace. Cada fatura é paga mensalmente e é da responsabilidade do “dono” manter a sua loja no Marketplace. Se surgir algum problema e for preciso assistência terá de se entrar em contacto com o gerente de conta. No caso de não se conhecer o gerente de conta envia um email aqui, para que possa ser fornecida a ajuda necessária.
Quais são os recursos de loja?
Cada boutique possui uma frente de loja exclusiva que é totalmente editável, permitindo a criação de uma área própria de marca no THE SPOT MARKET Marketplace.
As lojas podem ter até cinco imagens por produto, o que cria uma grande oportunidade para mostrar todos os aspetos/particularidades do produto. As lojas podem ainda possuir redes sociais para comercializarem os seus produtos.
Podem também ter o seu próprio blog do Marketplace, o que é ótimo para envolver e inspirar os clientes, além de mostrar mais sobre a coleção.
Os produtos das lojas são destaques nas edições do Marketplace. Também têm a possibilidade de se promover na categoria principal e nas páginas iniciais de modo a direcionar tráfego diretamente para determinada loja.
As lojas surgem no diretório de lojas, onde o cliente pode filtrar por tipo para visualizar apenas o que lhes é relevante.
Quais são os critérios para ter uma loja?
• Deve ser uma marca nova ou independente ou um colecionador vintage que venda roupas, bolsas, sapatos, acessórios ou joias;
• Deve ter, pelo menos, 15 listagens de produtos;
• Deve seguir as regras de fotografia do THE SPOT MARKET Marketplace, que exigem que todos os produtos sejam filmados numa pessoa e em plena luz do dia. A boa qualidade das imagens é um importante motivador de vendas. Para consultar o guia de fotografias clique aqui, ou visitar o Tumblr aqui para obter uma grande inspiração de ótimas lojas do Marketplace.
• Fornecer atendimento ao cliente que atenda ou exceda o guia de padrões da loja. Não o fazer pode resultar na remoção da loja do THE SPOT MARKET Marketplace.
O THE SPOT MARKET Marketplace oferece taxas de lojas novas aos membros?
O THE SPOT MARKET Marketplace associou-se ao NUS Extra para oferecer aos titulares de cartões um desconto de 10% nas tarifas dos vendedores. Basta escrever o número do cartão NUS Extra na página de inscrição para obter 10% de desconto em todas as tarifas dos vendedores – 10% de desconto no aluguer e comissão. Por exemplo, uma taxa de comissão de 20% é reduzida para 18% com um número de cartão NUS Extra válido.
Para continuar a beneficiar das taxas reduzidas de vendedor quando o cartão expirar, será necessário renovar a associação ao NUS Extra. Pode fazê-lo aqui. Depois de o fazer, é necessário fazer login na conta do XXX Marketplace e aceder à página minha conta> Configurações> Detalhes financeiros, onde se pode inserir o novo número de cartão NUS Extra.
Como personalizar a loja?
Aceder à página editar loja. É possível personalizar vários elementos:
• Vitrina da loja
• Logótipo
• Vitrina de produtos
• Perfil “sobre nós”
• Redes Sociais
• Listagens
Esta é uma ótima oportunidade para dar a conhecer a loja aos clientes e transmitir a mensagem da marca. A loja deve representar a marca e o que se vê de uma forma clara e concisa. Recomendamos a utilização de uma imagem forte bem como do logotipo. Entre em contato com o gerente da conta, caso queira algum feedback ou assistência.
Como remover a loja?
É possível remover toda a loja produtos, enviando um email com esssa intenção para geral@thespotmarket.pt. Será solicitada a confirmação da decisão antes de concluir o processo.
Não é possível remover a loja se houverem pedidos em aberto.
Depois da remoção da loja:
• A loja será removida do site e não aparecerá nas listagens
• A assinatura será cancelada
• Os produtos não estarão mais à venda no THE SPOT MARKET Marketplace
Quanto custa ter uma loja?
Uma loja no THE SPOT MARKET Marketplace tem um custo de 50€ por mês para alugar e há uma comissão de vendas de 10%. A comissão será deduzida de diferentes maneiras, dependendo da forma de pagamento do cliente:
- Pedidos pagos através do PayPal e checkout do hóspede do PayPal: as faturas são enviadas a por e-mail 2 dias úteis antes de qualquer comissão de vendas ou taxas do PayPal sejam automaticamente removidos da conta do PayPal.
- Pedidos pagos diretamente com cartões de crédito ou débito via Stripe: a comissão é recebida imediatamente e a fatura reconhece a transação como zero (comissão já paga).
Como promover a loja?
No THE SPOT MARKET Marketplace, incentiva-se todas as lojas a vincularem-se a contas de redes sociais, isso permite que promovam a rede e também direcionem o tráfego para as lojas. Se publicar conteúdo relevante nas redes sociais, marque @XXXMarketplace.
Também se pode promover a loja nas páginas mais populares do site, nas homepages masculinas e femininas e nas páginas principais. Ao fazer isso pode colocar a loja na frente dos clientes do Marketplace e abri-la para um público totalmente novo.
Como sou visto no THE SPOT MARKET marketplace?
A melhor maneira de ser visto no site é garantir que tem uma loja muito bem pensada com as melhores imagens de produtos que pode ter. É ótimo tentar desenvolver uma identidade de marca por meio de imagens, o que significa que os clientes começarão a reconhecer os produtos e a loja. Ótimas imagens são exibidas em todo o site, pois o objetivo é apresentar o melhor aos clientes. Portanto, não subestime a diferença entre uma imagem comum com roupas amassadas e uma foto limpa e brilhante com as roupas apresentadas de uma maneira que a exiba.
Garanta que mantem um ótimo serviço ao cliente e mantenha a classificação de feedback o mais próximo possível de 100%; é mais provável que os clientes comprem numa loja que seja confiável e ofereça um bom serviço, e é por isso que a classificação de feedback é tão importante.
Como alterar o nome da minha loja?
Para alterar o nome da loja, é preciso solicitar uma alteração de nome entrando em contato com o Marketplace: geral@thespotmarket.pt. Ao alterar o nome da loja, as páginas e as listagens de produtos podem ter novos URLs. Todos os links nos sites pessoais, Facebook e Twitter terão de ser atualizados.
PAGAMENTOS POR STRIPE
O que é o Stripe?
É uma maneira rápida e segura de aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito de clientes do THE SPOT MARKET Marketplace em qualquer lugar do mundo. O Stripe fornece check-out para as empresas globais mais inovadoras, ajudando-as com o aumento da conversão, otimizando a experiência de check-out para computadores, tablets e dispositivos móveis, reduzindo a fraude e fornecendo um painel para gerenciar a atividade comercial. Saiba mais em https://stripe.com
Pagar por Stripe com Apple.
Como funciona o stripe no THE SPOT MARKET marketplace?
Com o Stripe, podem aceitar-se pagamentos com cartão de crédito e débito quase que instantaneamente. Pode criar uma nova conta do Stripe ou conectar uma conta do Stripe existente, se já tiver uma. Comece aqui.
De que forma é que o stripe transfere para mim?
Os pagamentos com o Stripe são transferidos para a conta bancária de forma contínua. Estão disponíveis para serem retirados de 2 a 7 dias após a receção, dependendo da região. Pode definir-se ainda a frequência dessas transferências na guia Transferências do painel do Stripe. A partir daí, também se pode ver todas as transferências do Stripe para a conta bancária.
Como fazer o “seguimento” de transações?
O Stripe Dashboard permite visualizar pagamentos e clientes, gerir reembolsos, transferências para a conta e muito mais. Entre aqui: https://dashboard.stripe.com. Existem centenas de aplicações que se podem adicionar à conta do Stripe para fazer ainda mais, como receber análises especializadas nos dados do Stripe. Encontra-se uma lista completa dessas aplicações aqui.
Como funcionam os reembolsos?
Contas de distribuição criadas antes de 14/09/2017: se reembolsar um pedido, as taxas de distribuição pagas para aceitar o pagamento serão reembolsadas na conta. Para garantir que a comissão do THE SPOT MARKET Marketplace seja cancelada corretamente, deve reembolsar o produto através da conta do Marketplace.
Contas de distribuição criadas a partir de 14/09/2017: se reembolsar um pedido, as taxas de distribuição pagas para aceitar o pagamento não serão reembolsadas. A comissão do THE SPOT MARKET Marketplace ainda será cancelada.
Porquê que alguns pagamentos falham?
Os pagamentos podem falhar por vários motivos, desde informações do cartão inseridas incorretamente até prevenção de fraudes. Para saber mais sobre o porquê de uma cobrança ser recusada, visite a documentação do Stripe.
Disputas e ferramentas de prevenção de fraudes
Para saber mais sobre o processo de disputa e como agir, visite a documentação do Stripe.
O Stripe fornece várias ferramentas para minimizar perdas por fraude e ajudar as empresas a determinar se uma transação é fraudulenta. Isso inclui ferramentas que permitem ao Stripe rejeitar automaticamente transações suspeitas e notificá-lo sobre cobranças questionáveis, para que possa tomar a decisão mais informada possível sobre se aceita ou não uma cobrança. Existem também algumas ferramentas que se podem implementar na própria conta do Stripe, incluindo cheques CVC ou AVS.
Além disso, o Stripe trabalha com os seus parceiros financeiros e redes de cartão de crédito para monitorar fraudes globalmente. É possível saber mais sobre como detetar e impedir transações fraudulentas aqui e no guia de prevenção de fraudes do Stripe.
Recursos e suporte da stripe
Para qualquer dúvida ou feedback relacionado à conta do Stripe, entre em contato com o Stripe ou visite a documentação. Os tópicos populares incluem:
• Configurações da conta
• Cobranças e reembolsos
• Transferências e depósitos
• Prevenção de fraudes
• Pesquisa no Stripe Dashboard
VENDER NO THE SPOT MARKET MARKETPLACE
Quantos artigos posso vender na minha loja?
Como vendedor de loja, não há limite para a quantidade de produtos que se pode vender a qualquer momento; no entanto, recomenda-se a não deixar a loja cair para menos de 10 produtos, isso significa que terá uma forte seleção em oferta para clientes, o que significa que eles terão uma ótima experiência comprando na boutique. Ao manter a loja reabastecida e atualizada com novas listagens, também se pode aumentar os negócios de pedidos repetidos.
O que é a “Fashion not Fakes”?
O THE SPOT MARKET Marketplace possui uma política de tolerância zero para a compra e venda de produtos falsificados. A campanha Fashion not Fakes foi criada para garantir que todos os membros do Marketplace saibam o máximo que puderem para identificar, denunciar e impedir a compra de produtos falsificados.
Se comercializar produtos falsificados no THE SPOT MARKET Marketplace, nunca mais os venderá aqui e temos a responsabilidade de denunciá-lo às autoridades. Difícil, mas justo.
Posso vender peles reais?
O Marketplace quer que a moda seja livre de crueldade. Não permite o uso de peles ou peles de animais ameaçadas de extinção. Exige que os fornecedores garantam que os produtos de couro ou pele não são de espécies ameaçadas de extinção e são produzidos eticamente e sem crueldade. Infelizmente, isso também significa que não se permitem peles vintage, novas ou peles exóticas no THE SPOT MARKET Marketplace.
LISTAR PRODUTOS
Como mostrar um artigo que tem tamanhos diferentes disponíveis?
Para produtos disponíveis em tamanhos diferentes, é possível listá-los como parte de uma única lista de produtos e gerir o stock de cada um. Para artigos com estilos diferentes (por exemplo, camisetas de manga longa e manga curta) e cores diferentes, deve-se preencher uma lista separada.
Não posso colocar fotos minhas?
O tamanho máximo ideal da imagem é de 1200×1200 pixels e o mínimo será de 600×600 pixeis. Se forem enviadas imagens maiores, é preciso ser cortá-las e as imagens mais pequenas poderão parecer desfocadas ou com uma borda branca. Todas as imagens são orientação retrato. Pode-se ter quatro imagens extras do produto, além da foto principal de ‘herói’ – essas imagens têm as mesmas dimensões que as anteriores, mas podem incluir fotos em estúdio para mostrar melhor os detalhes dos produtos. Saiba mais no guia de fotografia. Saiba mais aqui.
Quais são as regras para a fotografia?
Adoramos ver ótimas fotografias no Marketplace. Sabemos os clientes se inspiram com imagens, além de ajudar a criar a identidade da marca e enfatizar o quão incrível é o produto. Seja em ambientes internos ou externos, no local ou em estúdio, o melhor lugar para fotografar as imagens é escolhido pelo próprio. No entanto, há algumas coisas em que é preciso pensar antes de fazer o snap. Por favor, não use:
- Iluminação forte: as fotos devem ter a aparência mais real possível – tente fotografar com luz natural ou mantenha a iluminação artificial com a aparência mais natural possível
- Muita edição: não edite nem adicione filtros, bordas ou marcas d’água às fotos. Também não permitimos colagens – as imagens devem conter apenas uma foto
- Fotos planas, pacotes ou manequins: os itens devem sempre ser gravados num modelo. * Não faça upload de fotos com mais do que um modelo
- Imagens que não deixam claro o que está a ser vendido: por exemplo, ao fotografar joias, não empilhe / coloque artigos em camadas – deve ficar claro explicitamente a que produto se refere
- Imagens de outra pessoa: Deve possuir as fotos que enviar para a loja – não permitimos imagens de stock de fornecedores no Marketplace, mesmo que tenha adquirido os direitos de uso das imagens
- Imagens a preto e branco
- Fotos da passarela
O que são lojas padrão?
O THE SPOT MARKET Marketplace é uma plataforma de lojas com cuidado de proporcionar um bom serviço ao cliente. O guia padrão das lojas oferece um serviço base no produto, comunicação exportação e devolução. Este certifica-se que os clientes recebam uma boa experiência independentemente da loja onde comprem aumentando o número de vendas e o retorno do cliente à loja. As lojas são encorajadas a melhorar estes padrões quando possível, porém, não devem regredir na qualidade do serviço.
Porquê que não consigo ver os meus artigos nas páginas das novidades?
Se já verificou as primeiras páginas de novidades e ainda não conseguiu ver os produtos pode ser por uma das seguintes razões:
- Elevado número de produtos na lista – Se foram adicionados muitos produtos ao site, a sua lista pode aparecer mais à frente numa nova página de novidades (continue a procurar noutras páginas de produtos)
- O produto pode ter sido suspenso – Há probabilidade de se suspenderem produtos que podem não ser apropriados para o Marketplace. Isto inclui artigos que não sejam roupa, acessórios de moda ou sapatos, fotografias que não se enquadrem com os padrões do Marketplace, linguagem ofensiva, linguagem/fotografia sexualmente explícita.
Se ainda houver questões em relação à sua lista de produtos, contacte através do mail geral@thespotmarket.pt.
O que é o modo férias?
O modo férias é para ser usado quando o vendedor está ausente da loja de modo a que continue a conseguir comunicar com os clientes enquanto está de férias. Para colocar a loja em modo de férias aceda a “Estado de conta”. Escreva uma pequena mensagem em substituição do normal anúncio de loja, enquanto se encontra ausente. Os produtos serão removidos dos resultados de pesquisa, mas continuarão a aparecer nas listagens, com uma mensagem a indicar que o vendedor se encontra distante. Enquanto a loja estiver em modo de férias, os clientes não poderão comprar os artigos da mesma. Para reverter o modo de férias apenas é necessário selecionar a opção “desligar” o modo de férias na página do estado de conta.
Lembre-se que, mesmo que a loja se encontre e modo de férias, o aluguer mensal terá de ser pago.
É preciso informar os clientes se os artigos forem personalizados?
Para os artigos que são personalizados deve ser mencionado de forma clara na descrição do produto pois pode ter impacto se aceitar o retorno de artigos personalizados.
Como é que insiro artigos unissexo a uma lista?
Não existe opção unissexo, portanto, é necessário inserir esses produtos duas vezes. Na linha xxx.com todos os produtos têm de ser categorizados como vestuário feminino ou masculino. O vestuário de homem tem de ser fotografado num modelo masculino, tal como o vestuário feminino tem de ser fotografado num modelo feminino e ser inserido nas listas adequadas.
Como é que posso inserir um produto novamente?
As listas no THE SPOT MARKET Marketplace têm um ciclo de vida inicial de 120 dias. Contudo, se for vendida uma unidade, a lista permanece além de 120 dias a partir desse ponto. Este processo é repetido até que o produto fique esgotado ou não hajam vendas durante 120 dias. Caso não hajam unidades vendidas durante os 120 dias a lista expira. Neste caso, pode-se “estender” a venda do produto durante um período de 30 dias ou é possível selecionar “adicionar à liquidação” por um período de 30 dias. Se escolher estender e não for vendida nenhum artigo durante 30 dias, o mesmo será expirado e pode ser adicionado à liquidação por um período de 30 dias. Se nenhuma unidade for vendida dentro de 30 dias enquanto liquidada a lista permanecerá na secção de liquidação por mais 30 dias e este processo é repetido até que o produto seja esgotado ou não houver vendas dentro de 30 dias. Se não houver vendas em 30 dias o produto irá expirar. Os artigos da secção de liquidação vão, automaticamente, aparecer nas promoções de mid season.
Posso inserir novamente produtos fora do ciclo natural do Marketplace?
É permitido se:
• O artigo previamente esgotado estiver disponível
• Um artigo previamente esgotado foi devolvido
A nova inserção de produtos para manter a presença dos produtos nas novidades do Marketplace não é permitida e pode resultar na suspensão e eventual remoção da loja da plataforma a qualquer momento, se não houver justificação ou aviso prévio.
Quanto tempo é que as listas permanecem visíveis no THE SPOT MARKET Marketplace?
O normal período de permanência de listas visíveis no THE SPOT MARKET Marketplace é de 120 dias, contudo este período aumenta se for vendido pelo menos um produto da lista. Este processo é explicado mais detalhadamente abaixo:
Se não houverem vendas nos primeiros 120 dias, a lista expira. Pode-se escolher estender o tempo de visibilidade da lista por mais 30 dias ou adicioná-la à liquidação por um preço reduzido durante 30 dias.
Se uma lista tiver bastantes artigos, sempre que se vende uma unidade, a lista fica visível durante mais 60 dias. Este processo será repetido até o stock esgotar, ou a lista expirar.
Será enviado um email a informar antes do produto expirar.
O que acontece à duração da lista se tiver várias unidades em stock?
Sempre que se vender uma unidade, a lista permanece visível por mais 120 dias. Este processo irá continuar até esgotar ou se não houver venda de nenhuma unidade durante 120 dias, provocando a expiração da lista.
Quantas vazes é que se pode estender o tempo da lista?
Após uma lista estar visível por 120 dias sem uma única venda, pode-se estender uma vez por mais 30 dias. Se o produto não for vendido durante esse período adicional, não irá ser permitida a reinserção ao preço original uma terceira vez. Contudo, será permitida a inserção do produto a um preço mais reduzido na secção de liquidação.
Quanto tempo tenho para adicionar uma lista estendida ou uma lista expirada à liquidação?
30 dias a partir do dia em que o produto expira ou se opta por estender ou adicionar à liquidação.
Porquê que não posso estender a duração da lista?
Existem várias razões pelas quais não consiga estender a lista. Estas encontram-se abaixo explicadas:
• O artigo ainda está visível – Apenas se pode estender um artigo que foi visível no site por um período de 120 dias e terá expirado.
• Já estendeu a lista uma vez – Neste caso, pode-se adicionar o produto à secção de liquidação por mais 30 dias.
Porquê que a lista expirou?
A lista expirou por ter estado visível no THE SPOT MARKET Marketplace durante 120 dias sem vendas. Pode-se optar estender a lista uma vez por mais 30 dias ou adicionar à liquidação a um preço reduzido durante 30 dias. Contudo, se o artigo expirado tiver sido estendido, apenas se pode adicionar à liquidação.
Se achar que a lista expirou prematuramente, por favor, contacte através do email geral@thespotmarket.pt.
LIQUIDAÇÃO
Quando é que posso colocar os produtos na liquidação?
O produto não pode ser escolhido para liquidação uma vez visível por mais de 30 dias e posteriormente expirado.
Quando a lista expira pode-se optar por estender ou adicionar à liquidação. Note que, caso se escolha estender a lista não será possível adicionar à liquidação novamente durante um período de 30 dias se o produto não foi vendido.
Quanto tempo é que o produto permanece na liquidação?
O produto permanecerá na liquidação por um período de 30 dias. Porém, pode permanecer mais tempo caso hajam várias unidades por lista.
Isto é explicado de seguida mais detalhadamente:
• Se não houver uma venda na lista de liquidação em 30 dias, a lista vai expirar e não será permitida a extensão ou mantê-la em liquidação.
• Caso hajam várias unidades numa lista de liquidação, sempre que se vende uma unidade, a lista vai ficar visível por mais 30 dias. Este processo
repete-se até esgotar ou passar um período de 30 dias sem se vender outra unidade.
Porquê que não posso colocar os produtos na liquidação?
Existem algumas razões pelas quais pode não ser possível a colocação do artigo na liquidação:
• Se a lista estiver visível, não será permitido adicioná-la à liquidação. Apenas se pode adicionar à liquidação uma lista expirada.
• Se a lista inicial expirar e tenha sido estendida o produto não pode ser adicionado à liquidação até que o período de extensão termine (30 dias).
• Se houverem várias unidades e apenas tenha sido vendida uma. Quando isto acontece, a lista não expira e permanecerá a preço original até esgotar ou passar um período de 60 dias sem vendas.
Quanto se paga de comissão pelos artigos em liquidação?
O THE SPOT MARKET Marketplace reduz as comissões em todas as vendas liquidadas. As lojas pagam apenas uma comissão de 10% em vendas de produtos liquidados.
Como adiciono produtos à liquidação?
Para liquidar um produto a Loja deve aceder ao seu painel de gestão de produto e adicionar um preço de desconto e limitá-lo no tempo caso seja essa a intenção.
PROMOVER A LOJA
O que é promover uma loja?
A promoção da loja oferece a opção de pagar para aparecer em algumas páginas de alto tráfego do THE SPOT MARKET Marketplace: as páginas do Hub e as páginas masculinas e femininas. É uma maneira altamente eficaz de dar visibilidade à loja nessas páginas populares.
Promova a loja enviando um email com essa intenção para o email geral@thespotmarket.pt.
Posso alterar ou cancelar a promoção da loja?
Depois de confirmar a promoção não se pode alterá-la ou cancelá-la.
Promova a loja enviando um email com essa intenção para o email geral@thespotmarket.pt.
Como pago para promover a loja?
O custo da promoção será adicionado à fatura mensal.
Promova a loja enviando um email com essa intenção para o email geral@thespotmarket.pt.
Quanto tempo dura a promoção da loja?
Cada loja fica 24 horas na lista de produtos rotativos na parte superior da página que escolheu promover. As promoções começam à meia-noite UTC (anteriormente GMT) e terminam 11:59 UTC (GMT). Promova a sua loja aqui.
Quanto custa promover a loja?
Preços detalhados abaixo. Promova a sua loja aqui.
Página inicial – Mulher: duração 24h / preço £6
Página inicial – Homem: duração 24h / preço £6
Direção de loja – duração 24h / preço £4
CÓDIGOS PROMOCIONAIS
Porquê usar um código promocional?
Os códigos promocionais são usados pelos seguintes motivos:
• Itens com desconto atualmente em alta
• Recompensar os clientes que retornam criando um código promocional para enviar com os pedidos.
• Crie um código especialmente para pessoas nas redes sociais. Pode enviar um código para qualquer pessoa que retweetar o link da loja partilhar algo no Facebook.
• Porque não tentar abordar os blogs favoritos com um código de desconto especialmente para os leitores em troca de um pouco de cobertura ao site da loja?
• Muitos vendedores vendem em feiras vintage, feiras e mercados de designers – por que não criar um código para quem conhece nesses eventos, talvez colocá-lo em panfletos ou cartões de visita.
Como criar um código promocional?
Entre na área de gestão de loja, aceda à secção de códigos promocionais e crie um cógido promocional.
Como distribuir códigos promocionais?
Existem duas opções – manter o código promocional privado e enviar para utilizadores específicos por mensagem ou num pedido. Ou tornar o código promocional público. Os códigos promocionais públicos, quando ativos, aparecerão nas páginas do produto e ficarão visíveis para todos os utilizadores. Só se pode tornar público um código promocional de cada vez.
Quantas vezes se pode usar um código promocional?
Pode-se especificar quantas vezes é que um código promocional pode ser usado ao criar o código. Escolha entre um uso, uso múltiplo ou usos ilimitados. NOTA: refere-se ao total de usos do cupão, não aos usos por pessoa.
Posso apagar um código promocional?
Sim, é possível desativar ou excluir códigos promocionais a qualquer momento. Se quiser usar esse código promocional novamente, desative-o. Se excluir totalmente um código promocional, é preciso criar um código novamente do zero.
VENDAS E PROMOÇÕES
O que é uma venda?
O XXX Marketplace tem promoções em todo o site duas vezes por ano. Será alertado por email quando houver uma próxima venda, fique atento à seção de promoções.
Como funciona um código promocional num artigo em promoção?
Se houver um código promocional, ele só funciona num produto com desconto se o desconto for maior que o atual. Por exemplo, se um valor máximo de 100 euros já estiver numa venda com 40% de desconto, um código com 25% de desconto não funcionará. No entanto, se houvesse um código de 50% de desconto, o cliente seria elegível para receber um desconto maior, que seria de 50% de desconto de 100€ (preço de venda original). CÓDIGOS DE ENVIO GRATUITO: os clientes podem aplicar quaisquer códigos de envio grátis ativos aos produtos em venda.
O que é uma promoção no Marketplace?
O THE SPOT MARKET Marketplace tem eventos promocionais dedicados (por exemplo, 25% de desconto em vestidos) na maioria dos meses continuamente ao longo do ano. Será alertado por email quando houver um evento. Alguns dias antes da realização do evento, será criado um código promocional específico para o efeito que será publicitado no mercado.
Como adiciono artigos a uma promoção?
Quando se adiciona um produto a uma promoção este será automaticamente vendido ao preço mais baixo quando o evento começar. Os produtos serão colocados na categoria de Evento. Pode-se remover o desconto de um produto a qualquer momento. Quando o evento terminar os artigos voltam ao preço original.
Como funciona um código promocional num artigo em promoção?
Se houver um código promocional funcionará apenas numa lista de preços completa. Por exemplo, se um valor máximo de 100 libras já estiver numa promoção com 30% de desconto, um código de desconto (para qualquer quantia) não funcionará. No entanto, se um cliente comprar dois produtos e um estiver em promoção com o outro preço completo, um código de desconto será aplicado apenas à lista completa de preços. CÓDIGOS DE ENVIO GRATUITO: os clientes podem aplicar quaisquer códigos de envio grátis ativos aos artigos em promoção. Os clientes não podem combinar vários códigos de envio e / ou desconto gratuitos.
TAXAS E FATURAS
Quanto custa inserir um produto?
É totalmente gratuito inserir um artigo no THE SPOT MARKET Marketplace;
Que percentagem do preço do item é cobrado?
O Marketplace cobra uma taxa de comissão com base no preço de um produto quando é vendido (consulte as taxas e recursos para obter mais informações). Com o pagamento por Cartões de crédito e débito através do Stripe: a comissão de cada venda do Stripe é recebida imediatamente e a fatura reconhece a transação como zero (comissão já paga).
Como é calculado o valor da taxa de 10% das vendas?
Será cobrado a taxa sobre o valor da venda sem IVA e sem os portes de envio. A taxa calculada está sujeita ao IVA de 23%.
Porquê que recebi uma fatura?
O Marketplace cobra uma taxa de comissão com base no preço de um produto quando um é vendido. Para cartões de crédito e débito via Stripe, a comissão de cada venda é recebida imediatamente e a fatura reconhece a transação como zero (comissão já paga).
Como funcionam as faturas?
Cada lojista será responsável por passar a fatura da totalidade do valor recebido.
Cada lojista irá receber mensalmente a fatura correspondente às taxas cobradas automaticamente pelo mercado.
Como pago a fatura?
Todos os pagamentos mensais fixos devidos ao THE SPOT MARKET Marketplace serão faturado à loja que terá de as liquidar posteriormente.
Os pagamentos das comissões de venda serão cobradas automáticamente pelo sistema de pagamento Stripe. A fatura será emitida pelo Mercado posteriormente.
O que acontece se não pagar uma fatura?
Poderá ter os privilégios de venda removidos e ainda será responsável pelo pagamento da fatura.
ENVIO
Após quanto tempo devo enviar as encomendas?
O prazo máximo de entrega dos artigos é de 20 dias. Os pedidos devem ser enviados dentro de 2 dias após a liberação do pagamento, de acordo com os padrões da loja. Os artigos feitos sob encomenda e personalizados devem ser enviados dentro de 5 dias úteis.
O que devo enviar juntamente com os artigos?
É aconselhável incluir um comprovativo de envio que confirme o pedido e a loja. Também é uma ótima oportunidade para aumentar os negócios repetidos, portanto, vale a pena considerar incluir um código promocional especial ou talvez uma novidade ou doces baratos. Verifique se o pedido é enviado com cuidado, esforço e atenção aos detalhes. As pequenas coisas, como artigos lindamente embalados, fazem uma grande diferença nas perceções dos clientes sobre o seu negócio e geram feedback positivo.
Quanto cobrar pelo transporte?
Não deve cobrar mais do que o custo real de envio. Os clientes veem os serviços de entrega como uma extensão do negócio. Deve pesquisar diferentes fornecedores de entrega para encontrar os que melhor se adequam aos produtos que vende.
Os portes de envio serão configurados por loja na plataforma.
O que fazer se enviar um artigo cancelado pelo cliente?
Os pedidos podem ser cancelados pelo cliente ou pelo vendedor até o momento em que são marcados como enviados. Se enviou um artigo e o cliente contesta o pagamento, será necessário concluir o processo de disputa:
Pagamentos com cartão de crédito / débito no Stripe: Pode fazer o upload do rastreamento de encomendas e comprovativo de entrega e o Stripe retransmitirá o seu caso. O Stripe possui configurações de verificação de cartão ajustáveis e recomenda-se a ativação de todos os critérios de verificação para minimizar o risco.
CANCELAMENTOS DE PEDIDOS, REEMBOLSOS E DEVOLUÇÕES
Quando é que uma encomenda pode ser cancelada?
Os pedidos podem ser cancelados pelo cliente ou pelo vendedor até ao momento em que são marcados como enviados.
O que acontece se um cliente devolve um artigo para reembolso?
Os produtos podem ser devolvidos com reembolso total, desde que o artigo seja entregue ao vendedor na mesma condição em que foi enviado. Se o produto for feito sob medida, só poderá cancelar o pedido apenas do envio, desde que a peça ainda não tenha sido alterada ou fabricada.
Se por qualquer motivo o cliente desejar devolvê-lo, tem de informar o vendedor por escrito:
• Dentro de 14 dias após ter recebido o produto.
• O cliente pode usar um formulário para informar o vendedor se deseja cancelar o contrato sob os Regulamentos de contratos do consumidor (informações, cancelamento e cobranças adicionais) de 2013.
• Dentro de 28 dias, se o artigo tiver um defeito.
O vendedor fornecerá instruções sobre como devolver o artigo e, uma vez que o mesmo seja recebido de volta, passa à ação de reembolso na página do pedido. Não peça aos clientes que enviem devoluções para o THE SPOT MARKET.
O pagamento do envio para devolução é de responsabilidade do cliente, a menos que o artigo esteja incorreto ou com defeito. Nesse caso, a loja precisará de tomar providências para cobrir o pagamento de devolução. Se um cliente cancelar de acordo com os Regulamentos de contratos do consumidor (informações, cancelamento e cobranças adicionais) de 2013, quaisquer despesas de envio padrão pagas para receber a compra precisarão de ser incluídas como parte do reembolso.
Os artigos devem estar sem uso e em condições originais, exceto pelo direito do cliente de ver as encomendas e experimentar as roupas. É de responsabilidade do cliente garantir que os produtos devolvidos sejam adequadamente embalados para que voltem sem danos. Não é obrigado a aceitar reembolsos noutras situações, no entanto, pode ser melhor aceitar um reembolso, caso contrário, clientes insatisfeitos podem estar propensos a deixar um feedback negativo (mesmo que acredite que isso é injustificado).
O que acontece se o cliente quiser fazer uma troca?
É obrigado a aceitar devoluções se o artigo não chegar nas condições em que foi anunciado na lista. Embora não seja obrigado a aceitar trocas noutros cenários, geralmente é melhor aceitar uma troca em vez de deixar um cliente insatisfeito e receber feedback negativo.
Quem paga pelo retorno se um artigo tiver defeito ou tiver sido enviado incorretamente?
Se o vendedor estiver em falha (por exemplo, o artigo está com defeito ou com uma cor, estilo ou material diferente do listado), é obrigado a pagar os custos de devolução. Terá de ser um pagamento direto.
DISPUTAS
O que é uma disputa?
Uma disputa ocorre quando um cliente e um vendedor não conseguem resolver um problema com uma compra. Na maioria dos cenários, isso deve ser resolvido pelo Stripe, que gere a resolução de transações e finanças.
Como funcionam as disputas?
Levantar uma disputa deve ser o último recurso para o cliente. Como loja, deve sempre tentar resolver o problema comunicando e cooperando com o cliente primeiro. As disputas podem levar algum tempo e exigirão que o comprador e o vendedor forneçam evidências das suas ações na transação e entrega do produto. Pode encontrar mais informações sobre disputas do Stripe a garantia de devolução do dinheiro do Marketplace
Como se resolvem as disputas?
As disputas são resolvidas pelo Stripe. As disputas podem consumir muito tempo e exigir que o comprador e o vendedor forneçam evidências das suas ações na transação e entrega do produto. Depois de resolvidos, o Stripe informará o Marketplace sobre o resultado. O THE SPOT MARKET Marketplace depende de relatórios precisos e resolução de disputas para manter a integridade da moda e garantir que as lojas respeitam os padrões das lojas.
DROP SHIPPING
Porquê que existe um sistema de feedback?
O XXX Marketplace acredita que todo o feedback, bom, neutro ou negativo, é parte integrante da venda e deve ser usado como referência para como as lojas podem melhorar a sua qualidade e serviço.
O XXX Marketplace incentiva todas as lojas envolverem-se com os clientes para resolver instâncias de feedback negativo, corrigindo a situação. As lojas podem enviar uma mensagem ao cliente através do XXX Marketplace e pedir que altere sua classificação de feedback. Uma classificação só pode ser alterada uma vez e de forma positiva.
O XXX Marketplace leva a sério as classificações de feedback e, se a classificação cair abaixo de 90%, uma loja corre o risco de ser removida do Marketplace. Ocasionalmente, haverá comentários injustos e o XXX Marketplace analisa apenas comentários negativos em circunstâncias excecionais. São essas:
• A etiqueta é violada – Os comentários que contenham endereços de email, números de telefone, referências de mídia social, linguagem ofensiva, declarações falsas ou conteúdo não relacionado à boutique serão removidos.
Exemplos: “Gostaria de devolver este vestido. envie-me uma etiqueta de devolução para este endereço de e-mail: customername@gmail.com “Calças bonitas, mas o suéter do [nome de outra boutique] chegou com uma marca”.
• O feedback não é relevante ou verdadeiro – o cliente levantou um problema do qual a loja ainda não tinha conhecimento e / ou lidou prontamente, de acordo com os padrões da loja do Marketplace. Exemplos: “Fiquei insatisfeito com o produto, devolvi-o e não recebi reembolso” (os registos comprovam que o item foi reembolsado antes do feedback) “o produto chegou sem um botão” (se a falta de um botão foi claramente destacada na descrição, o feedback pode ser removido)
• O feedback é um fator independente da transação – Exemplos: “Comprei esta suéter e vi uma mais barata noutro lugar” (feedback removido) “A alfândega cobrou US $ 51 antes de receber o pacote … NÃO está feliz” (como importador, os clientes são responsáveis por qualquer imposto alfandegário devido, o feedback pode ser removido)
• O feedback é uma pergunta relacionada com um produto ou a uma pergunta geral – Exemplos: “Você dizer-me se isto é verdade?” “Onde está o meu pedido?”
• O feedback é prematuro – Exemplos: “Onde está meu pedido? Já passaram 10 dias “(o artigo foi enviado em 24 horas e a estimativa de entrega original foi de 12 dias – o feedback foi removido depois da loja entrar em contato com o cliente).
TERMOS E CONDIÇÕES
A equipa de Revisão do Marketplace pode rever o feedback apenas uma vez. O feedback com mais de 60 dias é considerado final e não pode ser alterado. Em todos os casos de feedback negativo ou neutro, a loja deve sempre tentar resolver o problema antes de entrar em contato com a equipa.
A loja deve tentar resolver o problema diretamente com o cliente, enviando uma mensagem para o site, o cliente pode alterar a sua classificação de feedback uma vez (e apenas positivamente).
Como evito o feedback negativo?
• Uma lista precisa com descrição e detalhes
• Entrega imediata alinhada com o perfil de entrega
• Uma mensagem de envio detalhada para o cliente, incluindo o número de rastreamento
• Mantenha os clientes atualizados com atrasos inesperados e ofereça incentivos para que comprem novamente
• Respostas rápidas às mensagens e tratamento imediato das dúvidas dos clientes
• Incluir uma nota de entrega
Socorro! recebi um feedback negativo. O que é o melhor que posso fazer?!
Receber feedback negativo faz parte, portanto, se isso acontecer, mantenha a calma e dê um passo a trás para analisar o pedido.
Tente resolver os problemas diretamente com o cliente e avalie realmente o porquê do feedback negativo foi e aprenda com ele para que seus futuros clientes tenham a melhor experiência de compra possível na sua loja.
Recomendamos sempre responder ao cliente da maneira mais útil possível. Se houver um problema de entrega, porque não reconfirmar as informações de rastreamento do cliente ou verificar se há algum problema? Os clientes não estão felizes com o artigo? Devem saber como devolvê-lo com reembolso. Imagine-se como o cliente e seja sempre educado nas respostas.
Recebi um feedback negativo. O que devo evitar?!
Coloque-se no lugar do cliente e lembre-se de que está à frente de uma empresa, aconselhamos que não fique na defensiva, escreva uma redação ou culpe um fator não relacionado. Quando os problemas são resolvidos, os clientes geralmente ficam mais do que dispostos a reconsiderar os seus comentários.
PAGAMENTOS (STRIPE)
O que é o Stripe?
O Stripe é uma nova maneira de aceitar pagamentos online e de dispositivos móveis. Permite que os clientes do THE SPOT MARKET Marketplace que pagam com cartão de crédito ou débito paguem diretamente pelo Stripe por meio de uma compra com a marca do Marketplace.
Porquê que preciso do stripe?
• É melhor para os clientes: o novo checkout tornará muito mais rápido, mais simples e mais fácil para os clientes fazerem checkout, especialmente no telemóvel. Há menos etapas envolvidas, não precisam de ser configuradas numa nova conta e podem-se pagar diretamente usando os principais cartões de crédito e débito.
• É melhor para a loja: simplificando o processo de checkout, temos a certeza de que a conversão aumentará e terá mais vendas. Melhor ainda, as taxas de processamento cobradas serão mais baixas em quase todos os casos. Por fim, terá muito mais visibilidade e proteção contra transações fraudulentas.
• É um ótimo parceiro para o futuro: a Stripe é o provedor de pagamentos mais inovador do mercado, possibilitando o pagamento de grandes empresas digitais como Shopify, Pinterest, Lyft e Kickstarter. Estão constantemente a lançar novos recursos, integrações e métodos de pagamento e trabalham em estreita colaboração com as redes sociais para tornar mais fácil para os clientes comprarem o que querem, quando e onde querem.
Eu uso paypal, porquê que devo usar stripe?
Recomendamos as contas PayPal e Stripe. Para clientes que pagam com cartão, o checkout do Stripe oferece ótimos recursos, conforme mencionado acima. O Stripe também oferece relatórios aprimorados e proteção personalizada contra fraudes.
Posso usar apenas o stripe?
Atualmente, o Stripe cobre 25 países. Não poderá receber todos os pagamentos através do Stripe. A lista está a crescer e acreditamos que é a oportunidade e o momento certos para oferecer um processador de pagamento adicional ao lado do PayPal.
Onde posso inscrever-me no stripe?
Inscreva-se no Stripe com a sua conta do THE SPOT MARKET Marketplace e vinculará automaticamente a conta do Stripe ao THE SPOT MARKET Marketplace. Se já possui uma conta de distribuição, pode adicioná-la também através da sua conta do THE SPOT MARKET Marketplace. Poderá aceitar pagamentos imediatamente.
Que detalhes preciso para uma conta stripe?
Para começar, o Stripe exigirá uma descrição e detalhes da sua empresa, detalhes pessoais, uma conta bancária para pagamento, o seu nome e data de nascimento, além de um mandato de débito direto. Posteriormente, o Stripe também pode exigir um número do Seguro Social / NI (ou similar), fotografia do passaporte e / ou carta de condução para aumentar os limites iniciais da sua conta.
Como pago quando um cliente compra através do stripe?
Quando um cliente conclui uma compra, o pagamento é feito diretamente em libras esterlinas (GBP) na sua conta Stripe, com a comissão do Marketplace deduzida no ponto de venda. O dinheiro é seu para reter ou transferir como desejar.
Como vou saber como se o cliente paga com stripe?
O Stripe notifica em relação o pagamento recebido, por email. Também poderá ver diretamente na página de transação de distribuição usando a ação “Distribuição (visualização ↗)” em “Forma de pagamento” em cada página de venda.
Como é que a comissão é reembolsada através do stripe?
Se precisar de reembolsar um pagamento, a comissão também será cancelada. Faça o reembolso normalmente através da sua conta do Marketplace. Ao receber a rede de pagamento de comissão, só retornará essa proporção ao cliente. O THE SPOT MARKET Marketplace reembolsará automaticamente o restante ao cliente.
Com que rapidez é processado um reembolso ao cliente?
O processo de distribuição é reembolsado imediatamente e informa o seu cliente por email. No entanto, pode levar até 10 dias úteis para aparecer no extrato do cliente (os prazos de reembolso são ditados pelo emissor do cartão do cliente e estão fora do controle da Stripe).
Posso mudar para outra conta do stripe no marketplace?
Pode desligar a conta do Stripe a qualquer momento, através da sua página de conexão do Stripe, e os clientes voltarão às opções somente do PayPal ao comprar na loja. Recomendamos manter a conta do Stripe aberta e conectada para maximizar a conversão do cliente.
Mais alguma dúvida?
Confira os termos e condições completos e o contrato de serviço do Stripe.